PROJETOS
ESPECIAIS

Uma das premissas da Bienal de Quadrinhos de Curitiba é democratizar a cultura

A Bienal Publica! nasceu em 2016 através de uma parceria entre a Editora Livrinho de Papel Finíssimo (PE), o Festival Publique-se (PE), e o Estúdio Invertido (PR). É um projeto muito especial inserido no escopo das ações da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que visa selecionar, através de edital público e aberto para artistas de todo o território nacional, trabalhos artísticos que são lançados em publicação coletiva, editada e distribuída pela Bienal.


Grande parte dos artistas que são selecionados pelo projeto nunca tiveram seus trabalhos publicados antes, e por isso a Bienal Publica transformou-se em uma importante plataforma de difusão de trabalhos artísticos do Brasil para todo o Brasil de forma totalmente gratuita.

BIENAL PUBLICA!

PRIMEIRA EDIÇÃO (2016)

Abrangendo uma seleção variada de quadrinhos, ilustrações, poesias e contos, a Bienal Publica! selecionou e editou mais de 150 artistas de todo o Brasil, apresentando uma multiplicidade de expressões com obras inéditas e algumas produzidas exclusivamente para essa publicação.


Esta primeira edição é composta por 4 volumes, que foram impressos e encadernados artesanalmente e distribuídos gratuitamente durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba em 2016.

Baixe gratuitamente os quatro volumes da primeira edição:

Bienal Publica! Primeiro volume
Bienal Publica! Segundo volume
Bienal Publica! Terceiro volume
Bienal Publica! Quarto volume

BIENAL PUBLICA!

SEGUNDA EDIÇÃO (2018)

A segunda edição do projeto foi contemplada pelo edital do Fundo Municipal para Artes Visuais e reuniu quadrinhos, poesias e roteiros para uma publicação caprichada sob a edição de Fabio Zimbres. Os trabalhos dialogaram com o tema do evento, “A Cidade em Quadrinhos”, e assim como em 2016, o material foi distribuído gratuitamente para o público durante os dias da Bienal de Quadrinhos em 2018.


Em 2018, além da publicação em si, houve também a realização de uma exposição dos trabalhos dos 28 artistas selecionados. A mostra “Bienal Publica!” ganhou as salas da Gibiteca de Curitiba de 24 de agosto à 02 de novembro de 2018. Complementando as atividades que endossaram esta segunda edição, foi promovida também uma oficina de zines na Gibiteca de Curitiba em setembro de 2018 com o editor do projeto, Fabio Zimbres.

Baixe gratuitamente a segunda edição:

Bienal Publica! Segunda edição

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER