Muvuca – Bienal Online
 
FEIRA DE QUADRINHOS
- MUVUCA E MUVUQUINHA

A Feira ONLINE vai recriar a atmosfera do nosso principal ponto de encontro, de trocas e de afetos. Realizada ao vivo em ambiente virtual (via plataforma Zoom), a Muvuca será o espaço para o compartilhamento da produção de HQs, lançamentos, performances e vendas. É uma maneira de matar as saudades, né? Todos os participantes podem interagir no ambiente online para trocas de ideias e parcerias, promovendo o mercado editorial e o encontro entre leitores e autores.

A Feira acontece nos dias 13, 14, 20 e 21 de novembro. Confira a programação!

 
 
 
 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 1 - 13 de novembro (sábado)

MUVUCA - das 15h às 20h

Artistas participantes

Aura
Carlos Lopes (Tupinambah)
Caroline Favret
Jão de Merda
Gabriel Arrais
Gabriela Güllich
Helena Cunha
Ilustradora Luana Bianca
João Ferreira (Crônicas de Calavera)

Kátia Schittine (Senhoritas de Patins)
Kawakeiko
Larissa Palmieri
Marcelo Alves
Mário César
Régis Afrodinamic Rocha
Sunça
Tiago Lacerda (Editora Beleléu)
Zé Wellington

Selos de discos independentes

Rede Brasileira de Selos Independentes - RBSI


Pocket show com RABO DE GALO, às 19h45

Muvuca

Rabo de Galo teve sua formação inicial em meados de 2009 com integrantes de bandas atuantes no cenário musical curitibano. Após algumas mudanças de guitarristas a formação consolidou-se com Taís D’Albuquerque no baixo e vocais, Vanderlei Canha na guitarra e backing vocal e Christiano C. Neto na bateria. Com a entrada de Vanderlei as guitarras ganham peso, dinâmica e velocidade, o que acabou definindo e levando a musicalidade da banda para um lado surf music. A bateria rápida, simples e reta do hardcore junto ao baixo melódico fecham o estilo musical em uma mistura de punk/surf/garageira. Letras pesadas e sarcásticas criticam a apatia perante a sociedade, mas também dizem muito sobre diversão e amizade. Em 2020, a banda fez sua primeira participação no Psycho Carnival, um dos mais reconhecidos festivais de música underground do Brasil, tocando na noite principal. Durante a pandemia a banda entrou em uma "pausa" mas agora volta com a entrada de mais um integrante, JP Branco no trompete, e prepara um single para o final de 2021 e um novo álbum para lançar em 2022.


OCUPA-INSTA BIENAL!

Os artistas expositores participam de minilives no Instagram da Bienal (@bienaldequadrinhos) no dia 11/11 (quinta-feira), a partir das 18h.


DIA 2 - 14 de novembro (domingo)

MUVUQUINHA - das 10h às 12h

Artistas participantes

Brenda Bossato
Felipe Campos
Jean Lins
John Symon (Biribinhas)

Lima Neto
Lucio Luiz (Marsupial Editora)
Verônica Saiki


Pocket show com TUPI PERERÊ, às 11h45

Muvuca

O Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados à infância, sempre com um olhar crítico para análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças. Com aprofundamento pedagógico, os integrantes exercem dupla função, além de artistas, ainda se dedicam às salas de aula como professores. Muitas das histórias, contadas e cantadas, surgem dos materiais vividos e das experiências que colhem no trabalho direto com a criança. Ela sopra o caminho, os sentidos. O vínculo com as personagens nos jogos simbólicos, nas histórias e nos enredos de vários lugares, que enriquecem nossa cultura, são materiais humanos e artístico-culturais extremamente importantes, porque é deles que vêm as canções, mantendo vivas as tradições que enriquecem o universo lúdico das crianças.


OCUPA-INSTA BIENAL!

Os artistas expositores participam de minilives no Instagram da Bienal (@bienaldequadrinhos) no dia 13/11 (sábado), a partir das 10h.


MUVUCA - das 15h às 20h

Artistas participantes

Alex Sander
Ana Maranhão (PIO! Zines)
Fabi Marques
Janaína Esmeraldo
Jupi Piolho
Kelly Alonso Braga (Poupée Rouge Publicações)
Leander Moura
Lobo (Brasa Editora e Moluscomix)
Má Matiazi
Marcel Bartholo

Marcello Monteiro (Fábrica Faglianostra)
Mario Cau
Molusco (Editora Moluscomix)
Pedro Lins
João Lin (Ragu)
Thiago Souza
Lucas Benedine (Ursa Maior)
Will Rez


Selos de discos independentes

Rede Brasileira de Selos Independentes - RBSI


Pocket show com RUBIA DIVINO, às 19h45

Muvuca

Uma das vozes mais interessantes da cena musical atual, Rubia Divino explora em sua música elementos do jazz, música contemporânea, afrobeat, samba e maracatu, em um mosaico cheio de texturas. Nas escritas, abarca um universo diaspórico e feminino em potência, ressignificando temáticas da cultura afro-brasileira através da arte e usando a potência de sua voz para empoderar mulheres de diversas gerações. Nascida no Rio de Janeiro, a cantora e compositora nutriu sua veia musical por influência do pai e da avó paterna, que a introduziram ao da música ainda na infância. Vive hoje entre Maringá e Curitiba, no Paraná, onde encontrou reconhecimento na cena da música independente. Mulher, negra e periférica, une em seu trabalho música e resistência, com forte discurso contra a desigualdade social e o racismo. Em seus mais de 10 anos de carreira, já dividiu o palco com artistas como Mulamba, Dow Raiz, A Banda Mais Bonita da Cidade, Di Melo, Lio Soares, Lio Soares (Tuyo), Janine Mathias e Adriano Grineberg. Em seu primeiro álbum completo de estúdio, “Transborda” (2021), compartilha não apenas a sua voz, mas também suas próprias partes de dentro e de fora em composições próprias e colaborações — se apresentando com olhos, ouvidos, coração e memórias na ação da voz, equilibrando em doses homeopáticas de força, leveza e coragem.


OCUPA-INSTA BIENAL!

Os artistas expositores participam de minilives no Instagram da Bienal (@bienaldequadrinhos) no dia 12/11 (sexta-feira), a partir das 18h.


DIA 3 - 20 de novembro (sábado)

MUVUCA - das 15h às 20h

Artistas participantes

Al Stefano
Ciro Inácio Marcondes
Daniel Sousa
Diogo Oliveira (Editora CQI)
Ea Damaia
Fabrício Martins (Fabricio Martins e Laura Jardim)
Flávio Pontes
Gustavo Ravaglio
Iramir Araujo

JV Santos (Rabiscos Enquadrados)
Kris Zullo
Kuíca
Lucas Oda
Lucy Fidelis
Marília Marz
Renata C B Lzz
Renata Rinaldi (Tinta de raposa)
Wanderline Freitas


Selos de discos independentes

Rede Brasileira de Selos Independentes - RBSI
Zoom Discos


Pocket show com GELEIA GERAL, às 19h45

geleia-geral

Geleia Geral é o resultado, ou melhor, o processo de pesquisa e a montagem de um espetáculo musical e teatral inspirado no Tropicalismo, flertando com diversas vertentes artísticas. Nascido de um trabalho escolar de uma das integrantes do nosso elenco, Geleia Geral une sete pessoas, jovens e adultos, com um interesse comum: explorar, descobrir, navegar pela Tropicália a partir das nossas pesquisas, iniciadas durante a pandemia mas dentro de nós já muito antes. Percorremos de diferentes visões, expressões artísticas, referências culturais, manifestações estéticas e todo o universo desconhecido que a vida dos trópicos pode nos dar. Eis o que somos.


OCUPA-INSTA BIENAL!

Os artistas expositores participam de minilives no Instagram da Bienal (@bienaldequadrinhos) no dia 18/11 (quinta-feira), a partir das 18h.


DIA 4 - 21 de novembro (domingo)

MUVUQUINHA - das 10h às 12h

Artistas participantes

Arisson Tavares (Abrace)
Chicolam (Menino Caranguejo)
Ilustradora Hosana Cristina
Marcio R Garcia

Mig Mendes
Régis Afrodinamic Rocha
Tiago Lacerda (Editora Beleléu)


Pocket show BAMBERÊ, com GRUPO BAQUETÁ, às 11h45

baqueta

O Grupo Baquetá nasceu em 2009 na cidade de Curitiba/PR e pesquisa e desenvolve projetos com foco nos saberes africanos, afro-brasileiros e dos povos indígenas do Brasil, para adultos, jovens e crianças nas áreas de teatro, música, dança, literatura e artes visuais. Tem como compromisso construir coletivamente, em todos os locais que atua, contextos que instiguem reflexões e entendimentos que promovam o respeito às diversidades. Bamberê é cantiga de aconchego dos ancestrais. É voz preta que embala o descanso depois do dia cheio de brincadeira na rua. Pipa, bolinha de gude, pula corda, elástico, amarelinha. O Grupo Baquetá traz, em seu novo show, um repertório totalmente autoral, inspirado nas brincadeiras de infância. Brincadeiras cantadas, tocadas, dançadas, rimadas, improvisadas, que reúnem a família, amigos, vizinhos e ensinam a partilhar, criam laços e dão asas à criatividade.


OCUPA-INSTA BIENAL!

Os artistas expositores participam de minilives no Instagram da Bienal (@bienaldequadrinhos) no dia 20/11 (sábado), a partir das 10h.


MUVUCA - das 15h às 20h

Artistas participantes

André Caliman
Carlos F. Figueiras
Igor Marques (Carrapato Estrela)
Cristal Moura
Cristirinhas
Daniel Esteves (Zapata Edições)
Diogo Pavan
Felipe Manhães
Germana Viana

Jozz
Kiko Garcia (Kikomics)
Lobo
Márcio Jr. (MMarte Produções)
Mylle Silva
Podre Flores
Ricardo Sousa
Suelenito dos Santos
Tiago Holsi


Selos de discos independentes

Rede Brasileira de Selos Independentes - RBSI


Pocket show com WI-FI KILLS, às 19h45

Wi Fi Kills

Misturando ficção científica, garage rock, sintetizadores e capacetes, os Wi-Fi Kills chegaram para mostrar seu som dançante e retrofuturista, como se o Devo tivesse encontrado o The Gories em algum lugar do cosmos. O grupo é formado por quatro agentes do rock tosqueira de Curitiba que integram ou integraram projetos como "O lendário Chucrobillyman", "Audac", "Joanetes" , "Cigarras e Uh La La!". Em 2017 lançaram o EP " Wi Fi Kills on the planet Thee Dirty Rats com 2 músicas. Em 2019 lançaram seu primeiro álbum chamado "Synchronized Errors" já disponível nas principais plataformas digitais. Em 2020, precisamente no mês de janeiro, gravaram seu segundo EP no Caffeine Sound Studio em São Paulo, lançado pela Zoom Discos em março de 2021. Nessa quarentena já estão trabalhando em um novo EP, gravado na Fon Fon Records em Curitiba.


OCUPA-INSTA BIENAL!

Os artistas expositores participam de minilives no Instagram da Bienal (@bienaldequadrinhos) no dia 19/11 (sexta-feira), a partir das 18h.


MINILIVES OCUPA-INSTA BIENAL!

no instagram @bienaldequadrinhos

MUVUCA

11 e 12/11 - das 18h às 23h
18 e 19/11 - das 18h às 23h

MUVUQUINHA

13/11 - das 10h às 12h
20/11 - das 10h às 12h

Conheça as/os apresentadoras/es:

Juana Profunda-thumb

Juana Profunda

Juana Profunda é transformista, atriz, diretora, produtora, comunicadora e agitadora do movimento drag em Curitiba. Apresentadora do Festival Salvaje de Burlesco da Argentina, Psicodália e da Feira Internacional da Música do Sul. Está a frente do Festival COMBO DRAG WEEK, a Marcha das 1000 Drags e da Juana's Drag Lab. É integrante das PsicoDrags e suas performances são sempre cheias de carisma e engajamento.


Sirlanney Nogueira-thumb

Sirlanney

Nasceu no interior do Ceará e publica seus textos e desenhos na internet, em zines e revistas há mais de 15 anos. Estudou Design de Moda na Universidade Federal do Ceará e Pintura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criou a série de quadrinhos "Magra de Ruim" em 2011, que foi a base para compilar o material que resultou no livro homônimo: "Magra de Ruim", lançado independentemente, por meio de uma campanha de financiamento coletivo em 2014, com 2ª edição em 2016, pela editora Lote 42. Atualmente conta com mais de 230.000 no facebook - Magra de Ruim. Além de fazer quadrinhos, participa de bate-papos e ministra cursos de quadrinhos pelo Brasil todo.


Ciliane-thumb

Ciliane Vendruscolo

Ciliane Vendruscolo é atriz, mediadora de cultural, contadora de histórias, mãe do Bento e adora bater um papo. É atriz e pesquisadora dos coletivos CiaSenhas de Teatro e da Cia de BifeSeco, além de colaborar artisticamente com outros coletivos culturais de Curitiba. Na área da mediação de leitura desenvolve ações de rodas de leitura e contação de histórias dentro dos projetos Curitiba Lê, da Fundação Municipal de Cultura de Curitiba e Cotidiano Leitor, da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura do Paraná, onde também ministra oficinas de formação de contadores de histórias e mediadores de leitura.


Horrorosas Despreziveis -thumb

Horrorosas Desprezíveis (Amira Massabki e Patricia Cipriano)

Mulheres e máquinas! A performance musical de HORROROSAS DESPREZÍVEIS trabalha o hibridismo de instrumentos analógicos e eletrônicos através da utilização de guitarra, sintetizadores e batidas programadas. Formada em 2016 a partir da fusão dos trabalhos artísticos de Amira Massabki , Jo Mistinguett e Patricia Cipriano, Horrorosas Desprezíveis é uma pós-apocalipse banda que trabalha a fusão de música e performance. Em 2020, durante o período pandêmico, lançou seu primeiro E.P já com uma nova formação e passa a ser uma dupla com Patricia Cipriano e Amira Massabki encabeçando a produção fonográfica Mil Olhos Mil Dentes.


Aureliano-thumb

Aureliano

Aureliano mora em Natal/RN e é jornalista e quadrinista. Publica suas produções na internet desde 2015 como @oiaure. Além de diversos zines e publicações experimentais, lançou os livros Mercúrio Cromo (lote 42), O menino que desaprendeu a chorar (independente), Madame Xanadu (Editora Nacional) e A viagem do barco azul (independente).


Skarlate-thumb

Palhaça Skarlate (Karina Flor)

Karina Flor é produtora cultural, diretora, atriz e a Palhaça Skarlate. Bacharel em Artes Cênicas, especializou-se em palhaçaria na Escola de Palhaços de Barcelona e com Philippe Goulier em Barcelona-España; na Escola Internacional School PABLO IBARLUZEA, no País Vasco-España e no Theatre Resource Centre com Sue Morrison em Toronto-Canada. Atua no coletivo de palhaçaria Palhaçx Gourmet. Integra a equipe de produção do Festival anual de palhaçaria feminina Telúrica- Encontro com Palhaças. Diretora Artística do Projeto Visitarte – visitas de palhaçaria em asilos. Gestora Cultural do Espaço Casa da Flor Bistrô. Coordenadora do Núcleo de Palhaçaria Produções Culturais.


Mais informações nas nossas redes sociais

 
bt-voltar-01
 
bt-proxima-01