Semana de la Historieta Brasil – Peru promove série de atividades relacionadas aos quadrinhos em Lima de 19 a 22 de maio

Projeto da Bienal de Quadrinhos em parceria com Embaixada do Brasil reúne exposições, oficinas, palestras e lançamentos

A Bienal de Quadrinhos, dessa vez em parceria com a Embaixada do Brasil em Lima, continua a fomentar a produção e a difusão de obras e quadrinistas brasileiros no exterior, por meio do programa Brasil em Quadrinhos – projeto criado em parceria com o Itamaraty que divulga e promove HQs nacionais em suas mais diferentes abordagens, origens e temáticas.

A Semana de la Historieta Brasil – Peru será realizada entre os dias 19 e 22 de maio, em Lima, com uma série de atrações, como exposições, oficinas, palestras, lançamentos, sessões de autógrafos e apresentação de portfólios. O evento faz parte do I Festival Nacional de Historietas del Bicentenário, e é uma articulação da Embaixada do Brasil no Peru e da Bienal de Quadrinhos por meio da editora Contracultura, responsável pelas traduções dos quadrinhos brasileiros em Lima.

O evento será realizado durante quatro dias (de quinta a domingo), com intensa programação totalmente gratuita, dividida entre o Instituto Guimarães Rosa/Centro Cultural Brasil - Peru e o Festival Nacional de Historietas del Bicentenario, primeiro festival nacional de quadrinhos do Peru, organizado pela Editora Contracultura. A ideia geral é promover produções atuais e relevantes de quadrinistas brasileiros em diálogo com as produções de artistas de outros países da América Latina.

Entre os convidados e convidadas, nomes de atuação prolífica e impactante na produção e na difusão dos quadrinhos nacionais. Caso de Maria Clara Carneiro, crítica e tradutora de quadrinhos e editora do site Balbúrdia. Maria Clara também foi jurada da categoria História em Quadrinho do Prêmio Jabuti e é coorganizadora do Prêmio Grampo, ao lado de Lielson Zeni, editor, pesquisador e roteirista de HQ – e outro dos convidados do evento.

Completam a lista Sirlene Barbosa e João Pinheiro, autores de "Carolina" (Veneta, 2016), livro finalista no Prêmio Jabuti de 2017 e ganhador do prêmio internacional ecumênico do Festival de Quadrinhos d'Angoulême (2019) e do prêmio “Relevância Internacional” do HQMix (2020). Ainda como convidados, estarão presentes André Diniz, autor da adaptação de “O Idiota” (Dostoievski) para as HQs e do premiado “Morro da Favela”; e Alcimar Frazão, quadrinista, ilustrador e curador da exposição HQBR21 – O Quadrinho Brasileiro do Novo Século, primeiro panorama crítico da nova geração de autores brasileiros.

Para a realização e participação na Semana de la Historieta Brasil – Peru, a Fundação Cultural de Curitiba apoia a Bienal de Quadrinhos, que realizará através da Embaixada do Brasil no Peru, a doação de publicações de artistas curitibanos para compor o acervo em língua portuguesa da Biblioteca Nacional do Peru - Mario Vargas Llosa.

Confira a programação completa

SERVIÇO GERAL
Semana de la Historieta Brasil - Peru
19 a 22 de maio de 2022
Instituto Guimarães Rosa / Centro Cultural Brasil - Peru
Calle General Borgoño 1156, Miraflores, Lima - Peru
Festival Nacional de Historietas del Bicentenario
Parque Kennedy, Miraflores, Lima - Peru




CONTATO

ASSINE NOSSA

NEWSLETTER