Convidados

David Lloyd


David Lloyd (1950, Enfield), é um desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos. Ele é mais conhecido por ter criado a graphic novel V de Vingança ao lado de Alan Moore. Começou profissionalmente em meados dos anos 70 desenhando Halls of Horror, TV Comic e outros títulos para a Marvel britânica. Com o escritor Steve Parkhouse criou o herói pulp Night Raven. Quando a revista Warrior foi criada em 1982, seu editor, Dez Skinn, pediu a Lloyd que criasse mais um personagem no estilo pulp. Ele e Alan Moore criaram, então, V de Vingança, história que se passa num futuro distópico, no qual um governo fascista comanda a Inglaterra. O visual do personagem foi criado por Lloyd, e a história foi desenhada usando a técnica de chiaroscuro. Lloyd também sugeriu que Moore devesse evitar usar balões de pensamento e onomatopéias no narrativa do gibi.A série foi interrompida com o fim da Warrior em 1984, e retomada pela DC comics em 1988, desta vez em cores. Foi adaptada para cinema em 2005. Lloyd também trabalhou em Espers com James H. Hudnall, para a Eclipse Comics; colaborou com Hellblazer, com os escritores Grant Morrison, Jamie Delano e Garth Ennis; ainda com Ennis, trabalhou em War Story; Frequência Global, com Warren Ellis; Sláine, com Pat Mills, entre muitos outros. Lloyd diz ser influenciado principalmente por artistas como Steve Ditko, Alex Toth e John Burns. Lançou uma HQ autoral, em que ele escreve e desenha, chamada Kickback, lançada primeiramente na França (Editions Carabas), seguido por EUA e Reino Unido (Dark Horse Comics). A convite da Editora Casa XXI, esteve na cidade de São Paulo, Brasil, para recolher informações e assim desenhar um dos álbuns da série Cidades Ilustradas.
É editor da revista digital Aces Weekly.

 

Lelis


Autodidata, Lelis gosta de trabalhar com desenhos e aquarelas. Os traços sofisticados dele transitam entre o realismo e surreal caricato. ”Ao longo dos anos experimentei materiais. O traço se solta com o tempo”, observa, contando que não se rendeu às ferramentas digitais. ”Tenho domínio digital, mas faço tudo a mão. Gosto de me desafiar e ver até onde posso ir com minha coordenação motora.”
A partir da intuição, Lelis conjuga luz e sombra. ”Gosto de ser expressivo. Uso a tinta para tirar o desenho do papel, dar dimensões a ele. Coloco as camadas de cores, que se sobrepõem sem alterar a estrutura do desenho.”
Feito com aquarela, Anuí é o quarto livro escrito pelo mineiro, que ilustrou dezenas de trabalhos de outros autores. No primeiro, Saino a percurá (Otra vez, 2001), ele transpôs para os quadrinhos a vida cotidiana na zona rural mineira. No segundo, Cidades do ouro (Casa 21, 2005), retratou a produção aurífera de Minas. Hortência das tranças (Abacate, 2015) lhe deu o prêmio da Biblioteca Nacional na categoria literatura infantil. Em 2016, foi escolhido o melhor livro infantil pelo Prêmio Guavira de Literatura, do Mato Grosso do Sul.
Publicou recentemente no mercado franco-belga a HQ ‘POPEYE’ ( Michel Lafon) com roteiro do francês Antoine Ozanam.
Durante a Inventum o autor estará lançando ‘Reconexâo’ ( Abacatte Editorial).
https://www.youtube.com/user/Lelisestudio

  

 

Vitor Cafaggi


Vitor Cafaggi nasceu em Belo Horizonte, em 23/03/1978. De 2008 pra cá, ele criou a webcomic Puny Parker; participou de várias coletâneas; publica a série de tiras dominicais Valente no jornal O Globo; lançou, de forma independente, os livros Valente Para SempreDuotone e Valente Para Todas. Pela Panini lançou a série de coletâneas de tiras Valente e produziu, ao lado de sua irmã, Lu Cafaggi, as graphic novels Laços, Lições e Lembranças, as primeiras do selo Graphic MSP apresentando histórias da Turma da Mônica. Sendo que Laços acaba de ser adaptada para o cinema, Ele fez uma capa para a revista do Capitão América também. A tirinha Valente atualmente é publicada nos Estados Unidos pela Editora Papercutz.
https://www.instagram.com/vitorcafaggi/

  

 

Ibraim Roberson

Quadrinista paulistano, vive em Curitiba desde 2007. É o artista de diversas revistas da Marvel e DC Comics, onde seus traços já deram vida a personagens como X-Men, Wolverine, Catwoman e Hulk. Seu trabalho mais recente na Marvel é NOVA. Em 2012 criou o estúdio ClubComics no coração da cidade de Curitiba, onde treina diariamente novos artistas para o mercado internacional.

 

Key Imaguire Junior


Key Imaguire Junior, nascido no São Francisco, Curitiba, em 1946. Estudou no Colégio Martinus, Colégio Estadual do Paraná, Ingressou no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná em 1966, formando-se em Arquitetura e Urbanismo em 1972.
Fez Mestrado em História do Brasil em 1982 e Doutorado em História das Idéias em 1999, na mesma instituição. Professor Titular da UFPR, lecionou durante 35 anos as disciplinas História da Arquitetura Brasileira, Patrimônio Cultural, História da Arte brasileira, Fotografia. Organizou viagens de estudo nacionais e internacionais. Orientou trabalhos TCC no mesmo curso, atualmente aposentado. Participa em atividades relacionadas às Histórias em Quadrinhos, incluindo idéia e projeto para a Gibiteca de Curitiba. Palestras, trabalhos e textos sobre Arquitetura e HQs publicados no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Canadá, Itália, Alemanha, Romênia e Portugal. Casado com Marialba RG imaguire e pai de Key San Imaguire.
https://keyimaguirejunior.wordpress.com/

 

ChicoLam

Mestre em Educação Ambiental, Designer, Professor do Curso de Design da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville.
Sua experiência está focada nas áreas do Design, Programação Visual, Desenho, Ilustração, Animação.
Criador e idealizador do personagem Menino Caranguejo e do Caranga.
Atua na coordenação e produção de projetos de conscientização ambiental através das Histórias em Quadrinhos do Menino Caranguejo, do projeto de extensão comunitária ‘Desenho Animado Ambiental’, da Univille – Universidade da Região de Joinville, que possibilita a interação direta com a comunidade de professores, alunos das escolas de Joinville, SC.

 

Carol Ito


Carol Ito cresceu em Marília (interior de São Paulo) e mora há três anos na capital. É jornalista e criadora do blog de quadrinhos autorais Salsicha em conserva. Desenvolve trabalhos de jornalismo em quadrinhos para as revistas Trip e Tpm, onde trabalha atualmente como repórter. É mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP com pesquisa sobre mulheres que produzem webcomics no Brasil. Também é criadora do Políticas, projeto dedicado a publicar quadrinhos políticos feitos por mulheres.
https://salsichaemconserva.wordpress.com/author/carolinaito/

 

 

Felipe 5Horas


Felipe Horas é designer por formação, professor por profissão e quadrinista por insistência.
Co-criador e apresentador do Kokocast – podcast de quadrinhos com foco em HQs independentes –, Felipe lançou em 2011 duas produções independentes: Diário5H e Uma Ilha. Pela Balão Editorial lançou em 2015 o Guia Culinário do Falido juntamente com outros 4 autores. A HQ ganhou o Troféu HQ Mix de melhor publicação de humor. Devido ao sucesso o grupo lançou no ano seguinte a continuação Guia de Viagem do Perdido.
Felipe também participou de painéis de quadrinhos com autores como Jeff Smith, Gail Simone, Babs Tarr, Dave McKean entre outros.
https://www.instagram.com/5horas/

  

 

Fulvio Pacheco

 
Quadrinista e coordenador da Gibiteca de Curitiba e da área de Ilustração, na Fundação Cultural de Curitiba. Participou de 41 publicações, em maioria quadrinhos. Seus últimos lançamentos foram Relatos Azuis, a “Loira Fantasma de Curitiba” e a “História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba” que concorreu o 30º prêmio HQ MIX (Oscar Nacional dos Quadrinhos) como melhor livro de 2018. Participou de 40 exposições, entre coletivas e individuais e faz a curadoria geral da mostra “Traços Curitibanos” que também concorreu o HQ Mix na categoria melhor exposição de 2018. Também inaugurou, pela secretaria Municipal de Educação, a Gibiteca Alceu Chichorro no CIC e Gibiteca Jardim Pinheiros em Santa Felicidade ambas em Curitiba.
https://www.instagram.com/fulvio_pacheco/
     

João Ferreira

João Ferreira é natural da cidade de Curitiba. É arte educador e ilustrador, formado em Licenciatura em Artes Visuais na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É professor na Gibiteca de Curitiba, na Escola de Arte e Design Octopus e no ateliê Espaço de Arte, além de realizar serviços de ilustração editorial e para publicidade. Além dessas atividades ele se debruça em sua produção autoral, direcionada exclusivamente para Histórias em Quadrinhos, tendo publicações individuais como o álbum “Crônicas de Calavera: Coma”, e em álbuns coletivos como os “Clássicos Revisitados” da Editora Quadrinhópole . Fez participações em alguns números da Revista Calafrio e na “Bienal Publica!”, álbum organizado pela Bienal de Quadrinhos de Curitiba em 2018.

 

Marcos Vinicius Lima Silva

Homem negro, 26 anos, Analista e Desenvolvedor de Sistemas pela Fatec Ipiranga e Co-fundador do estúdio de jogos Sue The Real, focado em narrativas afro-brasileiras, atuando como artista técnico, produtor e game designer.
https://www.suethereal.com/home

 

Raphaela Corsi

Raphaela Corsi, ou Karmaleão, é ilustradora, quadrinista e pesquisadora curitibana. Seus temas preferidos são a cultura brasileira, religiões afro e ficção científica. Ilustra para a Revista Capitolina e para o Centro Cultural Humaitá. É formada em artes visuais pela Belas Artes, e pós-graduada em História e Antropologia pela Faculdade Espírita. “Sankofa” foi sua primeira HQ publicada, pela Bienal de quadrinhos de Curitiba, sobre histórias afro-curitibanas. Publica seus quadrinhos online.
https://www.instagram.com/karma.leao/
  

 

Raquel Cristhine Motta da Silva


Mulher negra, 23 anos, Analista e Desenvolvedora de Sistemas pela Fatec Ipiranga. Fundadora do estúdio de jogos Sue The Real, atuando como programadora.
https://www.suethereal.com/home

 

Rodrigo Mello Campos


Professor do Colégio Bom Jesus em Palmas-PR e da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, mestrando em História pela UNICENTRO/PR. Quadrinista amador, aprovado na Revista da Bienal de Quadrinhos de Curitiba de 2018, Bienal Publica.
Currículo: http://lattes.cnpq.br/4025832848202745.

Viviane Cris Mendes

Com formação em Áudio e Informática. Co-fundadora do site Caranguejo.com, atuando como Diretora de Conteúdo e na gestão executiva de sua manutenção.
Realizou a edição e mixagem de áudio das animações do Menino Caranguejo, DVD do Projeto Desenho Animado Ambiental e das animações do Projeto Caranga – curtas de animação ambiental.
É também produtora/editora das Histórias em Quadrinhos e dos livros (coletâneas) do Menino Caranguejo e no projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo (atuando na editoração, textos e balões).