Curadoria

André Caliman

ANDRÉ CALIMAN MIGLIAVACA

Formado na EMBAP. Entre outras publicações, foi desenhista da série E.L.F., publicada nos Estados Unidos; Sequestro em Três Buracos, publicada no Brasil; e várias coletâneas. De forma independente, escreveu e desenhou a Graphic Novel Revolta!. Editou a coletânea de histórias curtas Um Rock Para Caçador, reunindo diversos artistas brasileiros. Vencedor de um prêmio HQ Mix em 2008 e um Cubo de Ouro em 2014. Atualmente é professor de Histórias em Quadrinhos na Gibiteca de Curitiba.

Antonio

ANTONIO EDER

Nascido em 1971 em Curitiba e formado em Artes Plásticas pela FAP. É sócio-diretor da Dogzilla Studio, empresa especializada em ilustração, quadrinhos e animação. Publicou e editou diversos álbuns: Manticore, Gralha, Chalaça – O Amigo do Imperador, Almanaque Entropya, Espectros Microscópicos, O Breve Verbo, Cidade Sorriso dos Mortos-Vivos, entre outros. antonioeder.blogspot.com.br

 

Heitor Pitombo

HEITOR PITOMBO

Possui mais de 25 anos de atividade no meio dos quadrinhos. Organizou diversos eventos, como a Bienal Internacional de Quadrinhos-RJ e o FIQ-BH. Traduziu quadrinhos para Opera Graphica, Pixel, Panini e Casa da Palavra. Escreveu para diversas revistas especializadas, como Herói, Heróis do Futuro, Comix Book Shop Magazine e atualmente faz parte do staff da Mundo dos Super-Heróis. Ganhou um HQ Mix em 1998 pelo CD-ROM O Universo dos Super-Heróis. Escreveu dois livros sobre o gênero: Entes Perpétuos: o Universo Onírico de Neil Gaiman e 300 Mangás.

 

Ibrahim

IBRAIM ROBERSON

Nascido em 1983, em São Paulo, Ibraim Roberson mora em Curitiba e é desenhista e ilustrador. Trabalha para editoras norte-americanas de quadrinhos, em títulos como X-Men Sombrios, Steve Rogers: Supersoldier e Novos Mutantes (Marvel), Liga da Justiça, Frankenstein: Flashpoint e Mulher-Gato (DC) e The Zombie Survival Guide: Recorded Attacks (Avatar Press), entre outros. Atualmente, além de produzir HQs para a Sergio Bonelli Editore, também ministra o curso de desenho e história em quadrinhos na ClubComics.

 

Lobo

LOBO

É roteirista de histórias em quadrinhos, publicou o álbum Copacabana em 2009 pela Editora Desiderata, e a segunda edição em 2015 pela Aeroplano Editora. É um dos responsáveis pela websérie no Youtube Quadrinhos para Barbados. Ministra diversos cursos e oficinas de roteiro, quadrinhos e autopublicação. Foi editor das editoras Desiderata e Barba Negra e um dos diretores das duas edições da Rio Comicon.

 

Foto: GOSMMA

Foto: GOSMMA

MITIE TAKETANI

Trabalha com histórias em quadrinhos há 27 anos. Desde então está à frente da Itiban Comic Shop, loja curitibana que se tornou referência no Brasil, junto com seu sócio, Xico. Periodicamente, leva autores para bate-papos e lançamentos na Itiban, e participa dos principais festivais de HQs no país.

 

Rafael Coutinho

Rafael Coutinho

Designer, animador, artista plástico e quadrinista. Formado em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Produziu curtas-metragens como animador e diretor, e faz ilustrações para diversos veículos de comunicação no Brasil.  Em 2010, terminou seu primeiro roteiro de longa-metragem e sua primeira graphic novel Cachalote (Ed. Quadrinhos na Cia), em parceria com o escritor Daniel Galera. Publicou três edições da minissérie em quadrinhos Beijo Adolescente. Participou do espetáculo Puzzle, de Felipe Hirsch, como artista gráfico e cenógrafo. É curador da exposição de seu próprio pai, Laerte, para o Instituto Itaú Cultural, a Ocupação Laerte. Ilustrou o clássico Barão de Munchausen (Cosac Naify) e coordenou, junto com Clarice Reichstul e Érico Assis, a antologia O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015.