Programação

SEXTA-FEIRA (01/11)
15h às 16h
Conversa: Adaptação Literária na HQ Brasileira, com André Diniz, Marcello Quintanilha e Rodrigo Rosa.
A partir das obras “O Idiota” (Dostoiévski), “O Ateneu” (Raul Pompéia), “Dom Casmurro” (Machado de Assis), Grande Sertão: Veredas (João Guimarães Rosa) e “O Cortiço” (Aluísio Azevedo), os autores comentam seus processos criativos. Mediação de João Morales.

 

16h às 17h 
Oficina Ideias e BDs, com André Diniz
Trabalhar com ideias parece algo mágico, mas não é. Buscar ideias e trazê-las ao papel de forma em que elas resultem em uma BD envolvente é um processo mais complexo do que parece. Mas que pode, sim!, ser desenvolvido. O argumentista e desenhador André Diniz compartilha sua experiência de 25 anos e 30 títulos publicados para que você aprenda a buscar, dominar e moldar ideias iniciais e genéricas para transformá-las em histórias de grande força para o seu leitor.

 

SÁBADO (02/11)

15h às 16h
Conversa: Programa Brasil em Quadrinhos, com Rui Brito (Polvo Editora), Rodrigo Rosa (Figura Editora) e Luciana Falcon (Bienal de Quadrinhos de Curitiba)
Panorama do Programa Brasil em Quadrinhos desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty para o desenvolvimento e internacionalização do quadrinho brasileiro. Apresentação dos projetos Catálogo HQ Brasil e Coprodução Internacional.

Mediação de Igor Trabuco (Embaixada do Brasil em Lisboa)

 

15h às 16h
Oficina Quadrinhos e Granadilha, com Marcello Quintanilha
Apresentação de Marcello Quintanilha, seu método de trabalho, objetivos, referências, fontes e materiais, em consonância com um panorama da narrativa nos quadrinhos em várias épocas. Discussão sobre métodos narrativos em várias vertentes. Se proporá que cada aluno componha o thumbnail de uma história em quadrinhos de, no mínimo, duas páginas, criando, no mínimo, dois personagens.

 

DOMINGO (03/11)

15h às 16h
Conversa: Contemplação e Humor – duas abordagens distintas, com André Ducci e Lúcio Oliveira
Se André Ducci tira partido das paisagens e da fauna, com reduzido texto, Lúcio Oliveira aposta num humor acessível e familiar. Em comum, a qualidade. Dois exemplos de sucesso, dentro e fora do Brasil.

 

19 às 21h
Duelo BD
Os autores André Diniz, André Ducci, Lucio Oliveira e Marcello Quintanilha, em duplas, criam ao vivo duas histórias em 6 quadros, durante 1h. Duas duplas e duas histórias, em 2 horas!