Bienal Publica! 2020: dúvidas frequentes

Preparamos um copilado de dúvidas frequentes sobre o edital da Bienal Publica! 2020 para você tirar todas as suas possíveis dúvidas e não deixar de inscrever os seus trabalhos no nosso edital, que está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro de 2020. O formulário de inscrição e o edital estão publicados no nosso site. Vem com a gente!

 

FAQ Bienal Publica! 2020

Não entendi o que significa imagem. No caso, é uma ilustração? E para realizar essa imagem posso usar qualquer material de minha escolha?

No caso, é qualquer peça que tenha apelo visual =)

A Bienal não impõe, só propõe. Então veja: pode ser uma ilustração que há tempos você guardava naquela pastinha secreta do desktop, uma HQ que você rabiscou no guardanapo naquele dia no bar antes do apocalipse, ou uma arte específica que não se encaixe nestes formatos, mas que você queira divulgar agora. O material é de sua escolha, mas fique atento às especificações estabelecidas.

 

A HQ que pretendo inscrever no edital faz parte de uma obra que está à venda na Amazon de forma independente, não há editoras envolvidas. Isto desqualifica a obra a participar do edital?!

Mas olha só! Descobrimos como o Jeff Bezos fica cada vez mais bilionário: vendendo trabalhos incríveis de artistas independentes. A Bienal Publica! valoriza a produção inédita. Então, neste caso, o trabalho que está à venda lá na Amazon não se encaixa nesta seleção e não pode ser inscrito. A notícia boa é que o edital segue aberto até o dia 10 de setembro, caso você queira submeter outra obra à avaliação. Não somos bilionários, mas somos muito parceiros, viu?

 

Os participantes poderão inscrever trabalhos tanto para a versão impressa como para a online. Os trabalhos devem ser diferentes ou o mesmo trabalho pode concorrer nas duas categorias?

Uhuuu, artista multimídia, gostamos! Sim, você pode inscrever o mesmo trabalho nas duas modalidades, online e impressa. Maaaaaaaaas pense em qual ele se adequa melhor. Se ele for selecionado, será em uma só modalidade. Isso é para dar mais espaço e visibilidade a outros artistas, você entende, né?

 

Gostaria de confirmar uma informação relacionada ao tamanho da publicação na modalidade online. O limite de 2MB refere-se a cada imagem ou a totalidade da publicação?

Não vamos chamar de limite, vamos chamar de condição =)

O tamanho de até 2MB se refere a cada imagem enviada ao edital, e não à totalidade da publicação.

 

No caso de fazer uma inscrição para a modalidade impressa, é necessário ser apenas um autor ou é possível ter dois paro mesmo trabalho (no caso, roteirista e desenhista)?

Dois, quatro, oito, todxs. A proposta não condiciona o material enviado ao número de proponentes. E criar em conjunto é sempre melhor, né?

 

Gostaria de saber se a gente pode enviar cartuns para o “Bienal Publica!”. No caso dos quadrinhos, gostaria de saber também se tiras também são aceitas ou só histórias completas.

Tudo isso e mais um pouco! A proposta da Bienal te atiça a fugir dos padrões. Você pode inscrever cartuns, tiras, animação, textos ou qualquer outra proposta que queira submeter à seleção. Todas as artes são bem vindas! Só se ligue nas especificações para cada modalidade (impressa ou online).

 

Que tipo de trabalho posso enviar?

Marte é o limite! Os trabalhos a serem selecionados para o Bienal Publica! 2020 podem ser HQs, textos, animações, imagens ou outra proposta revolucionária e ainda não descoberta que você queira inscrever. Os trabalhos devem dialogar com o tema “música e quadrinhos” e podem ser produzidos para o formato online ou impresso. As especificações estão no edital no site da BIENAL: www.bienaldequadrinhos.com.br, dá uma conferida =)

 

Enviarei uma proposta para a modalidade online. No entanto, o formato será com páginas. Há algum problema em enviar arquivos diferentes, mas com o somatório sendo abaixo de 2Mb?

Problema nenhum, muito pelo contrário. O tamanho-limite de 2MB se refere a cada imagem. Estamos curiosos para ver isso aí, hein…

 

Minha intenção é enviar uma parceria, mas, ao ler a ficha de inscrição, vi que há espaço para o nome de um artista, apenas… Assim, pergunto: o Bienal Publica! aceita trabalhos em coautoria? Se sim, como devemos proceder no momento da inscrição?

Parceiro, a proposta não condiciona o material enviado ao número de proponentes. E criar em conjunto é sempre melhor, né? A inscrição pode ser feita no seu nome, mas especifique que o trabalho é em parceria e inclua o nome e mini biografia do brother em questão. Caso seja selecionado, divulgamos os dois nomes referente ao trabalho inscrito 🙂

 

Quando vocês dizem trabalhos ainda não publicados, inclui mídias sociais? Um trabalho que saiu no meu instagram pode ser apresentado?

Qual o seu instagram? Brincadeira.

Na categoria webcomics a proposta deve ser totalmente inédita e não ter sido publicada em nenhuma plataforma, incluindo as mídias sociais pessoais. Lembrando que as propostas devem dialogar com o tema música e quadrinhos.

 

Para me inscrever na modalidade impressa, as duas páginas a serem enviadas para análise precisam ser a abertura da história ou pode ser qualquer momento da narrativa? Para me inscrever na modalidade impressa preciso mandar em anexo o quadrinho inteiro finalizado também?

O início, o fim ou o meio, tanto faz. Você pode inscrever qualquer trecho da sua história. A Bienal Publica! modalidade impressa é uma edição coletiva de trabalhos de 25 autores em propostas de até 2 páginas. Portanto, você poderá escolher aquelas que achar mais interessante para concorrer à seleção. Não é necessário enviar o quadrinho inteiro, apenas a proposta que deseja submeter à seleção e impressão.

 

——-

 

Estou fazendo um roteiro para concorrer ao Bienal Publica! 2020 em parceria com um desenhista. No entanto, o formulário de chamamento só possui espaço para um nome completo e um nome artístico, além de não prever a especificação  entre roteiro e arte. Como devo proceder ao preenchimento? Devo colocar ambos os nome e considerar como se fosse um nome só?

Para inscrever um trabalho feito por duas pessoas (roteiro + arte) como no seu caso, você poderá preencher a ficha de inscrição no nome das duas pessoas, especificando quem fez a arte e o roteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 3 =