Chamamento Bienal Publica! 2020

A Bienal Publica! é uma ação de inclusão, visibilidade e viabilidade para que artistas iniciantes ou profissionais independentes publiquem seus trabalhos. O projeto faz parte da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, evento realizado de forma independente na capital paranaense desde 2011, que reúne artistas, autores, editores, críticos e especialistas em HQs numa programação gratuita de 4 dias com palestras, debates, oficinas, exposições e sessões de autógrafos dedicada exclusivamente às HQs.

A Bienal Publica! edição 2020 vai selecionar quadrinhos, textos, animações – e o que mais sua criatividade permitir – para publicação online ou impressa, sob a curadoria e edição de Fabio Zimbres.

As criações devem dialogar com o tema da próxima Bienal de Quadrinhos de Curitiba, “Música e Quadrinhos”: as convergências entre as duas vertentes artísticas, as influências recíprocas, as tendências, o passado, o presente e um olhar para o futuro. Os ritmos, melodias, traços, cores e formas que compõem as obras, que emocionam, contestam e proporcionam reflexões. Serão escolhidos até 50 artistas de todo o Brasil.

Os trabalhos selecionados na categoria Online serão expostos no Site Oficial da Bienal de Quadrinhos de Curitiba a partir do mês de novembro de 2020. A publicação impressa terá distribuição gratuita (tiragem de 1.000 exemplares) durante a próxima edição do evento, além de uma exposição na Gibiteca de Curitiba, integrada à programação oficial da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em 2021.

Fique ligado: o prazo de envio das artes é de 10 de julho a 10 de setembro de 2020. O resultado será divulgado no dia 30 de outubro no site da Bienal de Quadrinhos.

A Bienal Publica! edição 2020 vai mais longe e oferece também, de forma gratuita, 2 (duas) oficinas de Quadrinhos (formato online em Agosto de 2020 e formato presencial na Bienal em 2021). Acompanhem em nossas redes os períodos de inscrição.

Participe! Divulgue! Venha com a gente
Bienal Publica! 2020.

Regras e especificações:
* A seleção dos participantes seguirá as especificações abaixo:
– Publicação online: 25 selecionados – de todo o Brasil;
– Publicação impressa: 25 selecionados – sendo 17 do Paraná e 8 de todo o Brasil.
* Idade dos participantes: maiores de 16 anos
* Você deve preencher o formulário online e anexar sua arte por meio do link https://forms.gle/a4w2z7vUULqxYeCCA. O autor pode inscrever propostas tanto para a modalidade impressa quanto online, mas apenas um dos trabalhos será selecionado.
* As artes encaminhadas devem ser inéditas, sem publicação prévia.
* No formulário deve constar o arquivo que deseja publicar, em anexo, e também seu nome artístico, um contato (e-mail, página, site, telefone, etc) e demais informações solicitadas. O envio do formulário autoriza a Bienal de Quadrinhos a publicar sua arte em nossa coletânea (online ou impressa), e disponibilizá-la e/ou distribuí-la de forma gratuita e sem fins lucrativos.
* A inscrição considera imediatamente sua aceitação dos termos propostos neste chamamento/ação e considera também que estão cedidos os direitos de uso das imagens e conteúdos das obras conforme descrições expostas acima (Online – exposição Site Bienal; Impressa – tiragem de 1000 exemplares e exposição por 30 dias na Gibiteca de Curitiba) e também para ações de difusão da Bienal Publica! por tempo indeterminado, sob coordenação
da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, registrando de forma expressa que as obras jamais serão utilizadas para fins comerciais.

*Modalidade Publicação IMPRESSA:
– O formato da arte será 14cm x 21cm (A5). Tons de cinza.
– Cada participante pode enviar até duas (2) páginas dentro do formato informado.
– HQ com balões e texto: 300 dpi, tons de cinza. Como faremos uma revisão do texto, pedimos que, preferencialmente, encaminhe nos formatos abertos .psd e .ai.
– HQ ou arte sem texto: 300 dpi, tons de cinza. Formatos .jpg, .tiff, .psd, e .pdf.
– Texto (conto, poesia e outros): até 600 palavras ou 3 mil caracteres. Formato .doc

*Modalidade Publicação ONLINE:
Os arquivos inscritos devem obedecer as seguintes especificações:
– HQ’s online: Formatos variados (quadros sequenciais, longform vertical, etc), em .jpg ou .png
até 2Mb, ou ainda, caso ele esteja disponível em alguma plataforma própria, anexar o link de acesso no formulário de inscrição.
– Imagem: Formato .jpg ou .png até 2Mb, disponibilizado através de link no formulário de inscrição.
– Animação: Formato .mp4, AAC audio codec, resolução maior que 720p. Disponibilizado através de link nas plataformas Vimeo (vimeo.com) ou YouTube (youtube.com), informar a senha para acesso, se for o caso.
– Áudio: Formato .mp3 até 50Mb, com resolução maior a 256kbps.
– Mídia 3D: Formato .obj, .mtl ou .png. até 4 Mb.

Eventuais dúvidas sobre este chamamento podem ser esclarecidas por meio do e-mail bienalpublica@gmail.com.
Se necessário, a Coordenação da Bienal Publica! avaliará pontos omissos deste chamamento, comprometendo-se a tornar pública suas decisões por meio de seus canais de comunicação.

Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 7 =