Embaixada do Brasil e Bienal de Quadrinhos de Curitiba apresentam o programa “Brasil em Quadrinhos” em Lisboa

Lançamento de catálogo com o melhor da produção nacional de Histórias em Quadrinhos faz parte do projeto, lançado neste mês

A Embaixada do Brasil, em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, lança neste mês de maio o “Catálogo HQ Brasil”, com o melhor da produção nacional de HQs como parte do programa “Brasil em Quadrinhos”. Ao mesmo tempo em que difunde a literatura em quadrinhos brasileira em Portugal, o projeto tem o objetivo de promover a produção de quadrinhos brasileiros no exterior e colocar uma geração talentosa de artistas em contato com articuladores culturais.

O lançamento do “Catálogo HQ Brasil” acontece no dia 31 de maio, no Palácio da Independência, em Lisboa. A ocasião contará com a presença do Embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e da Diretora do Departamento Cultural e Educacional do Itamaraty, Ministra Paula Alves de Souza. O lançamento será acompanhado de bate-papo sobre o tema com os premiados quadrinistas André Diniz e Rodrigo Rosa, além do jornalista Érico Assis (Brasil) e do editor Rui Brito (Portugal).

Com 150 páginas, organização da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e edição de Érico Assis, o livro é um apanhado do que há de mais surpreendente e relevante na
produção contemporânea de quadrinhos no país nos últimos 10 anos, além de demonstrar a capacidade artística brasileira nesta área.

O projeto “Brasil em Quadrinhos” faz parte de uma nova concepção de política cultural do Itamaraty, que visa a articular as indústrias criativas brasileiras com suas ações de difusão cultural no exterior. A partir do êxito do projeto “Brasil em Concerto”, dedicado à internacionalização da música clássica brasileira, o “Brasil em Quadrinhos” buscará promover essa importante vertente da economia criativa brasileira junto aos principais centros produtores e consumidores das histórias em quadrinhos do mundo.

Faça o download do Catálogo HQ Brasil aqui.

Designer: Camilo Maia

2 comentários sobre "Embaixada do Brasil e Bienal de Quadrinhos de Curitiba apresentam o programa “Brasil em Quadrinhos” em Lisboa"

  1. Como faço para adquirir esse catálogo impresso? Gostaria de saber como estão incluindo os/a/x artistas brasileiros na Bienal, os independentes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =