PRORROGADO – Bienal de Quadrinhos oferece publicação gratuita

Tá afim de publicar seu próprio material na Bienal de Quadrinhos de Curitiba? Nós damos um jeito. Em parceria com a Editora Livrinho de Papel Finíssimo (PE) e com o Estúdio Invertido (Curitiba), pela primeira vez o Festival de Publicação Indepente – Publique-se, de Recife, irá montar acampamento no MuMA.

A Bienal Publica! irá selecionar quadrinhos, poesias, roteiros (e o que você quiser) para publicação durante os dias de evento. Serão até 300 artistas escolhidos, publicados diariamente durante a Bienal, num total de quatro volumes e 250 exemplares por dia. Tudo de graça. O prazo para envio do material é 5 de agosto de 2016.

 Como participar:

*Você deve enviar sua arte para o e-mail bienalpublica@gmail.com. Neste e-mail deve estar o arquivo que deseja publicar, seu nome artístico e um contato (e-mail, página, site, telefone etc). Formalize no e-mail que deseja ter sua arte publicada em nossa coletânea e nos avise se ela já foi publicada em alguma outra edição.

*O formato da publicação será 14 x 21 cm (A5). Tons de cinza.

* Cada participante pode enviar até duas páginas dentro do formato informado. A seleção dos participantes dependerá do volume de material recebido e atenção às especificações abaixo.

* HQ com balões e texto: 300 dpi, tons de cinza. Como faremos uma revisão do conteúdo pedimos que, preferencialmente, encaminhe nos formatos abertos .psd e .ai.

* HQ ou arte sem texto: 300 dpi, tons de cinza. Formatos: .jpg, .tiff, .psd, e .pdf.

* Texto: conto, poesia e outros: Até 600 palavras ou 3 mil caracteres. Formatos: .doc e .word

33 comentários sobre "PRORROGADO – Bienal de Quadrinhos oferece publicação gratuita"

  1. Buenos días! Pois então…minha dúvida é semelhante à do colega. Tenho uma história parada faz um tempo. Tem umas 10 páginas. Envio duas para análise (para ver se atende ao que vocês estão pensando) ou faço uma história com 2 páginas? Para HQ com balões e texto… Eu só uso software livre análogos aos comerciais. Uso Gimp ao invés de Photoshop. Posso enviar na extensão do Gimp?

    • Bom dia, Solano

      O tamanho da história a ser publicado é de duas páginas. Já, quanto ao formato dos arquivos, infelizmente só podemos aceitar os formatos elencados no regulamento acima.

    • João, podem ser submetidas até duas propostas por autor, incluindo parcerias (no seu exemplo são duas propostas suas, e cada colaborador poderia submeter mais uma proposta com outras parcerias.)

  2. Sou novo nisso, só pra saber se eu entendi o que devo fazer : tenho que scanear minha historia em quadrinhos que fiz em papel A4 normal, dai eu tenho que salvá-la em 300 dpi, tons de cinza e no formato especificado A5 (14×21 cm) pra dai enviá-la pra vcs em .psd.. É isso mesmo?? Se puder responder agradeço desde já 🙂

  3. Olá, sou de SP, por favor, gostaria de saber se aquilo de avisarmos se já publicamos em outra edição, seria se podemos mandar algo já publicado antes em outro impresso fora de Curitiba? Podemos?
    Outra pergunta, para quem não conseguir ir na Bienal, vai ter algum esquema de recebermos um exemplar com nossa HQ por Correio?

    Muito obrigada!
    Luiza

    • Oi, Luiza,

      Histórias já publicadas podem ser encaminhadas, mas verifique como está a situação dos direitos autorais, se na outra publicação houve cessão de direitos autorais, pode ser que você precise pedir autorização para encaminhar sua história para a Bienal Publica!
      Já a distribuição da publicação só poderá ser feita durante a Bienal, infelizmente.

  4. Olá, minha dúvida é a mesma do Solano: se já tiver uma história longa, mando apenas duas páginas, mesmo que fique incompleto (porque tem mais páginas) ou preciso criar uma história mais curta que de fato termine na segunda página?

    Obrigado.
    Fabian

    • Oi Fabian,

      As histórias passarão por um processo de seleção, avalie que encaminhar uma história incompleta pode tirar alguns pontos do seu material.

  5. Cada participante pode enviar ate duas páginas e até dois trabalhos. Mas a dúvida que tenho é: eu posso enviar dois trabalhos cada um com duas páginas? Foi assim que eu entendi pelo que li acima e assim que eu fiz…

  6. olá, bom dia, eu tenho uma HQ de 25 páginas,é 100% feita a mão,somente a capa é colorida,com páginas preto e branco e tons de cinza.
    Eu posso escanear e enviar por e-mail? porque não tenho acesso às ferramentas digitais,pra mudar formatos,é um trabalho original, ele é recente, quero muito publicar!

  7. Olá, o software que utilizo pra editar os quadrinhos que faço não oferece nem .psd ou .ai, como devo fazer? Posso mandar em .jpeg ou .png?

  8. Pena, só fiquei sabendo agora…tenho uma HQ inédita(sou ilustrador, não “quadrinista”) e pensei que poderia ser uma chance.
    Mas a minha tem 6 paginas…(a média que se usava na França para esse tipo de evento era o minimo de 6 paginas).
    Menos de 24h é muito pouco para inventar, desenhar, etc uma historia.
    Mas parabéns pela iniciativa

        • Oi Amanda, Segundo a equipe de edição “Até pode mandar horizontal, mas para ajustarmos vamos ter que reduzir muito e vai ficar com margem acima e abaixo, o que esteticamente não fica legal. O ideal, para legibilidade, é que adapte para o formato vertical.”

  9. Olá. Existe previsão para data de divulgação dos resultados? Será em breve? Se for possível responder agradeço tendo em vista que se o resultado for favorável, terei uma viagem para planejar, já que a distribuição vai ser só na bienal.

    • Yasmin, a divulgação dos selecionados para o Volume I sai ainda hoje. Os demais selecionados serão publicados na sequência, durante os próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*