Ex-Gibicon, Bienal de Quadrinhos de Curitiba trará Laerte e Jaguar em setembro

lançamento

A Gibicon agora se chama Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Esta foi uma das novidades apresentadas na noite da última segunda-feira (9) em cerimônia na Gibiteca de Curitiba, que volta ao seu espaço original e completa 30 anos em 2016.

Com presença do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, do presidente da Fundação Cultural de Curitiba Marcos Cordiolli e outras autoridades, a quarta edição do festival de quadrinhos, que acontece no MuMA entre 8 e 11 de setembro, anunciou seus primeiros 31 convidados (veja lista completa abaixo). Entre eles estão Laerte, Jaguar, Quintanilha, Rafael Sica e Benício, que, homenageado da edição, terá uma exposição de seus trabalhos originais. Os artistas estrangeiros Power Paola (Equador), Rutu Modan (Israel) e Troche (Uruguai) também estão confirmados. Foram anunciadas, ainda, novidades como a feira de HQS, que ocupará um espaço de 1.000m2 no MuMa, o prêmio Claudio Setto, a Gibikids, espaço destinado às crianças, o Palco Ocupa, o Duelo HQ e a Mostra de Curtas-Metragens. O evento irá ocupar diversos espaços da cidade de Curitiba com atividades gratuitas: minicursos, oficinas, palestras, debates, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e exposições.

Projeto aprovado pela Lei Rouanet/MinC, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba irá movimentar cerca de 30 mil pessoas e está aberta para a captação de recursos junto a patrocinadores e parcerias com instituições públicas e privadas.

“É uma ampliação do evento. Queremos promover mais trocas com a sociedade, e fazer reflexões a partir dos quadrinhos”, disse Luciana Falcon, uma das coordenadoras da Bienal. O evento passou também por uma reprogramação visual e está de site novo (www.bienaldequadrinhos.com.br). “É um evento que não tem apelo material, mas deixa um legado imaterial excepcional, além de dar protagonismo aos jovens”, afirmou o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet. “É a cara da cidade, é o perfil de Curitiba”, completou. O jornalista Heitor Pitombo, um dos curadores, reafirmou a ampliação da área de atuação da Bienal. “Não entendo a HQ como um nicho limitado. Pode interagir até com política”, disse.

A primeira edição da Gibicon, atual Bienal de Quadrinhos de Curitiba, foi em 2011. Em três convenções, mais de 300 artistas estiveram presentes, entre eles Liberatore (Itália), Kim Jung Gi (Coreia) e David Lloyd (Inglaterra). Veja abaixo a lista dos artistas já confirmados para o evento deste ano:

 

1-LUIZ GÊ (SP) – CIA DAS LETRAS
2-RAFAEL SICA (PELOTAS/POA) – CIA DAS LETRAS
3-PEDRO FRANZ (FLORIANÓPOLIS)
4-MATEUS SANTOLOUCO (POA) – PANINI
5-MARCELO D SALETE (SP) – VENETA
6-QUINTANILHA (BARCELONA) – VENETA/CONRAD
7-RAFAEL CORRÊA (PORTO ALEGRE)
8-BIANCA PINHEIRO – NEMO
9-ROGERIO COELHO – MSP -PANINI/ EDITORA POSITIVO
10-PRYSCILA VIEIRA
11-SOLDA
12-LILA CRUZ
13-SHIKO – MINO EDITORA
14-RENATO GUEDES – MSP-PANINI
15-BRUNO AZEVEDO
16-SIRLANNEY (MAGRA DE RUIM) – FORTALEZA
17-MARCATTI (SP)
18-ROGER CRUZ (SP)
19-LAERTE (SP) – CIA DAS LETRAS
20-ANDRICIO DE SOUZA (SP)
21-JOÃO PINHEIRO (SP) – VENETA EDITORA
22-LOVELOVE6 (BRASÍLIA)
23-ADÃO ITURRUSGARAI (CORDOBA) – LPM/ZARABATANA
24-ALLAN SIEBER (RJ)-MÓRULA
25-ARNALDO BRANCO (RJ)
26-ANDRÉ DAHMER (RJ) CIA DAS LETRAS
27-JAGUAR
28-BENÍCIO

 

INTERNACIONAIS

POWER PAOLA (EQUADOR)

TROCHE (URUGUAI)

RUTU MODAN (ISRAEL)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*