Gibicon vem aí e pretende reunir 30 mil pessoas

 

O lançamento da quarta edição da Gibicon acontece no dia 9 de maio, às 19h, no Solar do Barão (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533).Com presença do prefeito Gustavo Fruet, do presidente da Fundação Cultural de Curitiba Marcos Cordiolli e dos curadores do festival de quadrinhos — André Caliman (PR), Heitor Pitombo (RJ), Lobo (RS), Mitie Taketani (PR) e Rafael Coutinho (SP) — a ocasião marca o anúncio dos cerca de 60 artistas convidados para este ano e a abertura da exposição 3,2,1,0, Gibicon, que apresenta as inúmeras atividades previstas a edição. De quebra, celebra a reinauguração da Gibiteca de Curitiba, a primeira do Brasil. A Gibicon acontece entre os dias 8 e 11 de setembro no Museu Municipal de Arte (MuMA), com cerca de 60 convidados nacionais e internacionais para um público estimado de 30 mil pessoas.

Depois de três convenções e mais de 300 artistas presentes nas edições anteriores (Liberatore (Itália), KinJung Gi (Coreia), David Lloyd (Inglaterra), o evento foi reformulado para ampliar o debate sobre a influência dos quadrinhos na sociedade em tempos atuais. “A programação será absolutamente inovadora. O evento terá como enfoque uma temática específica [a ser divulgada no dia] e intensificará o envolvimento entre aqueles que possuem mesas e estandes, que poderão sugerir e propor atividades em parceria com os responsáveis pela programação”, explicam Fabrizio Andriani e Luciana Falcon, coordenadores da convenção. Uma feira de livros e álbuns de HQ também irá funcionar no estacionamento do MuMA — estandes estarão disponíveis para locação. Palestras, debates e palco aberto estão previstos.

A curadoria do evento traz nomes experientes: Heitor Pitombo (RJ), jornalista, tradutor e colaborador da revista mais importante do gênero no país, a Mundo dos Super-Heróis; Lobo (RS), responsável pelo portal Quadrinhos Para Barbados e editor com passagem pela Desiderata e pelo selo Barba Negra; e Rafael Coutinho (SP), filho de Laerte, autor de Cachalote e editor da Narval Comix. De Curitiba, os destaques são Mitie Taketani (Itiban Comic Shop) e André Caliman, autor da graphic novel política Revolta! Os quadrinhistas Ibraim Roberson (Marvel, DC Comics e Sergio Bonelli) e Antônio Éder (artista premiado pelo HQ Mix e pelo Angelo Agostini) serão os consultores.

A Gibicon é um projeto aprovado pela Lei Rouanet/MinC e está aberto a captação de recursos junto a patrocinadores e parcerias com instituições públicas e privadas. Gratuito e de caráter sociocultural, é realizado pela Znort Editora. Desde a edição n.º 0, em 2011, recebe o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.


SERVIÇO:
O quê: Lançamento da 4.ª Gibicon – Exposição 3,2,1,0, Gibicon e reinauguração da Gibiteca
Quando: Dia 9 de maio às 19h. Solar do Barão (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533)
Inf: (41), 3321-3334

O quê: 4.ª Gibicon
Quando: De 8 a 11 de setembro
Onde: MuMA (Av. República Argentina, 3.432)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*